Um breve apanhado sobre Surf.

O surfe é uma prática esportiva frequentemente considerada parte do grupo de atividades denominadas esportes radicais, dado o seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.

bxk42831_surf8001

História

Os primeiros relatos do surf dizem que este foi introduzido no Havai pelo rei polinésio Tahíto. Porém, o primeiro fato concreto que revelou a existência do esporte foi feito pelo navegador James Cook, que descobriu o arquipélago do Havai e viu os primeiros surfistas em ação. Utilizavam-se inicialmente pranchas de madeira confeccionadas para deslizar nas ondas do mar. Os principais praticantes do surf eram os canibais da ilha Chuka-chuka.

Na época, o navegador gostou do esporte por se tratar de uma forma de relaxamento, mas as igrejas prostestantes desestimularam por mais de cem anos a prática de surf.

P.S.: Talvez isso explique o porque da descriminação que ainda hoje existe.

O reconhecimento mundial veio com o campeão olímpico de natação e pai do surf moderno, o havaiano Duke Paoa Kahanamoku. Ao vencer os jogos de 1912, em Estocolmo, o atleta disse ser um surfista e passou a ser o maior divulgador do esporte no mundo. Com isso o arquipélago e os esportes passaram a serem reconhecidos internacionalmente.

Na década de 1950 o esporte popularizou-se na costa oeste dos E.U.A., tornando-se uma moda/mania entre os jovens, principalmente nas praias do estado da Califórnia. Durante as décadas de 70 e 80 o esporte espalhou-se por todo o mundo, dando início ao profissionalismo e campeonatos tendo dinheiro como prémio/prêmio.

A Austrália é o país com o maior número de campeões mundiais. A organização do campeonato mundial é responsabilidade da ASP (Associação de Surfistas Profissionais.

O atual campeão mundial é o Kelly Slater, tendo este como o seu nono título.

 wpaper_surf_0228001

 No Brasil

No Brasil, as primeiras pranchas, então chamadas de “tábuas havaianas”, chegaram pelas mãos de turistas e funcionários de companhias aéreas. O santista Osmar Gonçalves era filho de um exportador de café bem-sucedido, que lhe trouxe dosE.U.A. uma revista chamada Popular Mechanic. Um dos artigos ensinava como fazer uma prancha. Foi o que Osmar fez com a ajuda dos amigos João Roberto Suplicy Haffers e Júlio Putz entre Dezembro de 1938 e Janeiro de 1939. A prancha tinha 3,60 metros e pesava oitenta kgs.

Em 1952, um grupo de cariocas, liderado por Paulo Preguiça, Jorge Paulo Lehman e Irencyr Beltão, começou a descer as ondas em Copacabana, com pranchas de madeirite. O esporte começava a popularizar-se. As primeiras pranchas de fibra de vidro, importadas da Califórnia, só chegaram ao Brasil em 1964.

Em 15 de Julho de 1965, foi fundada a primeira entidade de surf do país – a Federação Carioca. Esta organizou o primeiro campeonato em Outubro daquele ano. No entanto, o surf só seria reconhecido como esporte pelo Conselho Nacional de Esportes em 1988. Atualmente, a entidade responsável pela organização do esporte no país é a Associação Brasileira dos Surfistas Profissionais (ABRASP), sendo que o campeonato nacional denominado circuito SuperSurfe.

Muitos recursos são utilizados para saber a previsão das ondas: rádio,televisão e internet. Essa facilita bastante a vida do surfista, porque é possível com apenas um site vigiar ao vivo as ondas de vários estados brasileiros através das câmeras nas praias. Na atualidade há divergências em relação à aplicação de webcams no litoral brasileiro, pois além de filmarem constantemente o mar, podem ser manipuladas por usuários e, assim, observar também as pessoas na areia

surf2

Uma resposta to “Um breve apanhado sobre Surf.”

  1. Vendo essas imagens eu só queria uma praia, sombra e água fresca…aiai!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: